terça-feira, 6 de setembro de 2011

AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL

EMBRAPA –  RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – CLEMERSON DE OLIVEIRA TRINDADE – PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL – 2011

        SISTEMA DE PRODUÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS DE GADO LEITEIRO.

Visitamos a EMBRAPA – SÃO CARLOS e aprendemos que para ter uma boa produção de leite é preciso cuidados especiais desde o nascimento do gado como:
-                      Ficha individual de quando ele nasce;
-                      Desmama
-                      Vacinas e Medicamentos
-                      Registros de custos para que possa saber o lucro de produção.

Assim que nascem os bezerros são separados das mães e por isso recebem o “colostro”  ( o primeiro leite materno), na mamadeira durante três ou quatro dias.

Depois desse período os bezerros continuam nas estacas recebendo ração e água com rotação de dois a quatro dias dependendo do clima. Após sessenta dias os bezerros são divididos por tamanho e são colocados em piquetes, fazendo o controle de crescimento e separando os grandes dos pequenos – esse trabalho é feito porque os animais são autoritários e os maiores não deixam os menores se alimentarem impedindo o seu desenvolvimento. A discorna é feita a partir do quinto mês de vida.

Depois de dois anos os bezerros tornam-se capazes de garantir a reprodução para dar origem a outros animais saudáveis.

Na produção de leite os animais machos são descartados, doados garantindo excelente qualidade de vida às fêmeas como: ambiente limpo, pasto sem umidade, seco e com sombra, a rotação para garantir um bom alimento, no pasto é feito a irrigação. Na época das secas é dado ração para suprir a alimentação.  No inverno é cultivado a alfafa para continuidade de boa alimentação e também é usado a silagem (o pé de milho inteiro triturado, no ponto de se fazer pamonha, comprimido e coberto com lona plástica, e recoberta com palha seca) com isso a silagem tem durabilidade de até 20 anos.

As maiores produtoras de leite são as vacas da raça Holandesa, Gersi e Girolanda, com a produção de até 30 litros por dia e com 3% de gordura no leite, a
raça Gersi tem 5% de gordura (mantegueira). Uma fêmea Holandesa pode durar dez anos de produção, e ao termino do ciclo de produção do leite são vendidas para o abate.

O teste de mastite é feito na ordenha com “caneca telada” detectando provável infecção para separação do leite.

As vacas têm quatro estômagos e por isso elas produzem muitos gazes (inofensivos ao efeito estufa) ajudam na fertilização  com esterco, espalhando sementes que comem e vão depositando em outros lugares.
Os cochos devem ser rotacionados para evitar umidade no solo (urina) e transmissão de doenças  pelas moscas, os corredores de trilha devem ser largos e devem ser apartadas sem cachorros, cavalos ou guasca, o que reflete em maior produção de leite com garantia de lucros.


O produtor de leite bem sucedido usa da tecnologia no manejo animal - Clemerson

 

 





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário