quinta-feira, 22 de setembro de 2011

REFLORESTAR POR QUÊ?

OFICINA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADA MANUTENÇÃO DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS
Programa Jovem Aprendiz Rural – 2011 (Ângela)
Visitamos a Área de Reserva Legal na Fazenda Mapuchi e pudemos olhar e perceber as diversas espécies nativas, primárias, secundárias, climáticas, bem como o rio e suas nascentes, sob os cuidados e proteção constantes.
Localizamos a área de 25 metros de largura por 100 metros de comprimento com solo pobre com erosão; a mata ciliar apresenta-se com vegetações e o curso da água tem 2 metros de largura com assoreamento; há animais silvestres e aves onde o ar não é poluído.
Para recuperar matas ciliares, reflorestar foi necessário a produção de mudas em viveiro das Pioneiras (primárias – Canudo de Pito, ameixa), das Climáticas (Angico branco, Capixingui) e das Secundárias (Jatobá e Ipê).
Na Pesquisa em Área Reflorestada pudemos identificar:
Espécies Pioneiras - Nativas
Candeia e Mamica de Porca que tem a função de preparar o solo competindo com as árvores primárias.
São árvores isoladas e suas sementes foram trazidas por pássaros e animais roedores. Elas estão em fase adulta em pequenas quantidades, com o crescimento rápido de curto tempo de vida, é um arbusto de baixo porte.
Espécies Climáticas – Nativas
Ipê, Guaçatonga, Copaíba que tem a função de manter o meio ambiente com vida longa, cooperando com o sombreamento do solo, competindo com as árvores secundárias, e estão em fase de crescimento, adultas, isoladas, de crescimento lento. É uma árvore de porte alto.
Espécies Secundárias – Nativas
Canela de Frango, Inghá, Araruva, Marfim são árvores que preparam o solo para sobrevivência das espécies que aí habitam. Essas espécies cooperam o sombreamento do solo competindo com as espécies pioneiras de pequeno porte e são isoladas. Elas estão em fase de crescimento adulta e tem vida média.
Espécies Exóticas
Guarapuruvú (Ficheira), Eucalipto, Acácia e Cibiapiruna. A Cibiapiruna conta com 46 anos é uma árvore frondosa, sombreando o solo assim como a Figueira.
Reflorestar por quê?
Faça parte dessa meta: Cultive uma muda de árvore, plante-a em lugar adequado, cuide para crescer e dar flores e frutos que certamente protegerá as espécies animais, os rios e a humanidade.
Projeto de Reflorestamento
Canela de Frango e Eucalipto de 1x1 em área de declive para garantir que não ocorra a voçoroca e eliminar as pragas, protegendo área de reserva ambiental.
OFICINA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADA - MANUTENÇÃO DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS - Programa Jovem Aprendiz Rural – 2011 (Henrique)
Expressando Sentimento
Eu gostei muito e gosto de observar as matas com suas espécies nativas e as que foram plantadas, reconhecer o canto dos pássaros, dos animais e insetos que ali habitam. Gosto de conhecer as trilhas e sentir o ar puro e o frescor das florestas sem nenhum tipo de poluição.
Achei muito interessante uma árvore de Jabota centenária com 15 metros de altura e 5 metros de diâmetro no seu tronco (precisou de 5 alunos para abraçá-la , o tronco está oco e nós entramos dentro e pudemos avaliar a importância desse pé de Jatobá para o ambiente ali preservado. A Figueira também de 46 anos tem 10 metros de altura.
Nossa meta é garantir que a natureza esteja sempre protegida para que sustente nossa qualidade de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário