quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COLHEITA DO MEL


Reúna o material necessário para colher o mel: o fumigador aceso, indumentária completa, fumigador, melgueira vazia, tampas de ninho, escovas, lona e dirija-se ao apiário devidamente vestido e munido de fumigador aceso.
Fumigue as bordas das colméias, para que a fumaça faça efeito, aguarde de 2a3 minutos, retire a telha, depois de 2a3 minutos abra, levante a tampa da colméia utilizando o formão, o excesso de fumaça pode impregnar o mel, prejudicando a sua qualidade, feche a tampa da colméia, para que a fumaça faça efeito, deve-se aguardar de 1a2 minutos e retire a tampa da colméia com auxilio do formão, desloque os quadros com o formão, retire o quadro completamente peleculado que indica a maturidade do mel ou seja, com o teor de umidade entorno de18%.
Diz-se que o mel está verde quando ainda não está com a tampa de cera sobre o favo (peleculado).
Limpe as abelhas aderentes aos quadros com uma escova de nylon, transfira o caxilho para uma caixa vazia com fundo e outra em cima para facilitar a empilhagem do mel, cubra com lona leve para beneficiamento logo após a colheita, com máximo de higiene possível porque o mel fermenta com facilidade.
O mel colhido no decantador fica num período de descanso no mínimo dez dias para as impurezas e bolhas de ar venham à tona.
Transporte adequadamente o mel para área de embalagem em latas  ou tambores revestidos com plásticos ou ainda em vidros ou plásticos esterilizados que permanecem adequados ao consumo por até 10 anos.
Ao retorno dos caxilhos para caixas de origem no apiário, deverá ocorrer no mesmo dia da colheita.
A cera poderá ser reutilizada para construção de novos caxilhos e também possibilita a colheita de própolis(antibiótico da abelha).
             (Anderson e Bruno Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário