terça-feira, 6 de setembro de 2011

MANEJO - COLHEITA - COMERCIALIZAÇÃO

CULTURA SEMI-PERENE – MANDIOCA – ÁREA EXPERIMENTAL – FAZENDA MAPUCHI RIBEIRÃO BONITO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL (Bruno Menezes)

PRAGAS E DOENÇAS  DA MANDIOCA

As pragas que atacam com mais freqüências são as “lagartas”, “mandorová” e “cupins”.

As lagartas – comem todas as folhas da mandioca.
O mandorová – comendo as folhas da mandioca não deixa a raiz se produzir e ficará bem pequena, é melhora e mais lucrativo o replantio da plantação, com isso evitando a propagação dessa praga.
O cupim – ataca logo quando você planta a mandioca, comendo o pau e não deixa desenvolver e planta morre.

As doenças: A mandioca não tem doenças,mas ela poderá ajudar com outras plantações desintoxicando o solo para outras plantações como o milho.

COLHEITA, EMBALAGENS E COMERCIALIZAÇÃO

Colheita – A mandioca pode ser plantada no mês de Maio e pode ser colhida em Setembro. A colheita poderá ser feita: você pode molhar o solo, tirar um pouco de terra, puxando a rama para cima e assim retirará as raízes saudáveis.

Embalagens – A mandioca são colocadas em caixas e de preferência ela deverá ser consumida no mesmo dia da colheita. Poderá apresentar cor azulada, (tipo fungos/bactérias), imprópria para o consumo humano. Costuma-se fazer congelamento para garantir a qualidade da mandioca durante todo ano.

COMERCIALIZAÇÃO

A comercialização é feita por encomendas ao produtor por ser considerada um produto perecível. Nos supermercados é raro encontrar o produto disponível para o consumo. O quilo de mandioca é
oferecido por R$ 0,70 o quilo.




CULTURA PERENE –BANANA – ÁREA EXPERIMENTAL – FAZENDA MAPUCHI – RIBEIRÃO BONITO- PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL 2011 – (Henrique)

Pragas e doenças no bananal

As pragas que atacam a banana são “ mau de panamá”, “nematóide., Elas são encontradas  no solo, nas raízes do pe, e o mau de panamá deixa as folhas com manchas amareladas e para evitar a propagação dessa doença é necessário arrancar os pés de bananas e a nematóide coloque cinzas de madeiras ou carvão nas covas.

 

Colheita, embalagem e comercialização


A colheita é preciso recolher os frutos no estágio de maturação ideal para o consumo (de vez).

As embalagens devem estar limpas e desifetadas e não podem causar danos aos frutos. Geralmente o produtor usa caixas de madeira no transporte evitando contatos com os frutos.

A comercialização de banana acontecem nos supermercados, sacolões, centrais de abastecimento, feiras livres e agroindústrias.



CULTURA DE OLERICULTURAS – ÁREA EXPERIMENTAL DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ RURAL 2011 – RIBEIRÃO BONITO (Anderson dos Santos Pereira)

Nosso departamento de Olericultura possui vários tipos de verduras como: alface,almeirão, couve, repolho, pimentão, berinjela, tomate, beterraba, rúcula, cheiro-verde e vagem.

PRAGAS E DOENÇAS

Os tipos de pragas mais comuns nas verduras são: “pulgão”, “trips”, “lagarta- rosca”, “doença de louro” (fungos), “vaquinha”. Na área experimental foi combatido a “lagarta-rosca”

Tipos de produtos para combater – pragas:
Aos fungos – Poderá ser combatido com camomila ou alho.
À  trips e vaquinha – Poderá ser combatido com fumo.
Aos pulgões e Lagartas – poderá ser combatido com cebola ou cebolinha verde.

COLHEITA, EMBALAGEM E COMERCIALIZAÇÃO.

A colheita do Alface ocorre de 50 a 80 dias após a semeadura, nós temos que cortar, lavar, limpar, embalar e colocar nas caixas para transporte.
A colheita da couve ocorre de abril a novembro tirando as folhas maiores e deixando as menores, cortar, lavar, ebalar e colocar nas caixas de transporte.
A colheita de repolho é feita de 90 a120 dias após o plantio, quando as cabeças estiverem bem firmes, cortar, lavar, embalar em sacos de ráfia.

A comercialização pode ser  feita em feiras livres, quitandas, supermercados, Centros de Abastecimentos de Produtos Agrícolas, ou até pelo produtor rural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário